Brincar é tudo de bom. Sempre!



Nos dias 25 e 26 de maio, será realizada, em São Paulo, mais uma edição do workshop “A descoberta do brincar e contar histórias na saúde mental”.

Nós já divulgamos aqui no Gente de Hoje, a importância da leitura no tratamento de doenças e o bonito trabalho realizado pela Associação Viva e Deixe Viver. Mais uma vez, voltamos ao tema para, junto com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e a Associação para incentivar a prática de atividades lúdicas no tratamento de pacientes com doenças mentais. "As histórias, assim como o brincar, por serem um instrumento lúdico e transicional, permitem ao sujeito, criança ou adulto, encontrar um sentido para suas experiências e, assim, integrar partes do si – mesmo”, conta, a psquiatra Marisol Sendin, do Instituto de Psquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas.

Há seis anos, o IPq e o Viva desenvolvem uma pesquisa sobre “O Brincar como Atividade Terapêutica nos Tratamentos Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes”, que envolve familiares e pacientes do Serviço de Psiquiatria do HC. Até agora, ficou comprovado que o brincar traz inúmeras contribuições de caráter motor, intelectual e afetivo, tanto em pacientes quanto acompanhantes, sejam eles familiares ou amigos próximos. “O principal aprendizado deste trabalho é a dificuldade de aprofundar o sentimento em relação à infância e ao brincar. Porém, quando estimulados, os envolvidos revelam riquezas afetivas que podem contribuir para o tratamento de seus filhos. E, mais ainda, concluímos que esta é uma história que não termina por aqui e deve prosseguir, em outros capítulos. O seu início, porém, poderia ser resumido a duas palavras: aprendizado e determinação”, afirma Valdir Cimino, idealizador do Viva e personagem do Gente de Hoje.

No evento serão realizadas palestras e oficinas opcionais, relacionadas à arte do brincar. Entre os convidados, estarão psiquiatras do Hospital das Clínicas e representantes da Associação Brasileira pelo Direto de Brincar e da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Para ter acesso aos detalhes da programação e se inscrever, acesse o site da Associação Viva e Deixe Viver.

Postagens mais visitadas deste blog

Equilíbrio a favor da vida

Meninas, cuidado com o lobo!

Por que você também não se candidata?