Neide não. O nome dela é Vitória
Neide Santos – a personagem do Gente de Hoje – começou a correr aos 14 anos de idade e virou uma espécie de “ídolo” das moradoras da região. Por viver em um bairro de periferia, elas não tinham oportunidade de praticar esportes e contaram com o conhecimento e a coragem de Neide para enfrentar preconceitos e quebrar tabus.
Juntas, em 1999, seis mulheres se uniram à decoradora para em 15 dias aprender a correr e a se alongar. O que nem mesmo Neide imaginava é que esses 15 dias se estenderiam por mais de 10 anos.
Veterana em circuitos de rua, Neide correu a primeira prova feminina da São Silvestre em 1975. Ela enfrentou a discriminação no bairro em que mora e mudou a vida de muita gente por meio do esporte.
Preparando os alunos para mais uma prova |
Confirmando o que Neide diz, o Vida Corrida deu tão certo que os freqüentadores do projeto são convidados a participar de várias provas de rua. Não só no Brasil. Em setembro, Neide e mais dois corredores participaram da maratona de Lisboa e passou a contar com a parceria da Nike no projeto. Além disso, no mesmo espaço usado para os treinos, Neide montou uma biblioteca e quatro vezes por ano mobiliza os moradores para doações de sangue.
Na maratona de São Paulo, em 2010 |