Papai Noel é brasileiro


Que Polo Norte. O Papai Noel existe e mora no Brasil, mais precisamente em São Lourenço do Oeste, Santa Catarina.

Élio Lazzarotto, de 57 anos de idade, começou a “brincar” de Papai Noel em 1982. Mas, há 12 anos, investiu de verdade na profissão. Ele adotou a barba do bom velhinho e passou a realizar sonhos por meio das cartas que recebia.

O gaúcho levou a ideia tão a sério que se registrou como o único Papai Noel do país e ganhou até um CEP próprio para o recebimento das correspondências. Até hoje, foram mais de 1 milhão de pedidos pelo Correio. Somente neste ano, recebeu 190 mil cartas. “Respondo todas as cartas. Quando são pedidos especiais, de crianças carentes, conseguimos parcerias nas cidades para realizar sonhos. Uma criança, por exemplo, pediu um colchão, pois ela dividia um colchonete com outros seis irmãos. Conseguimos não apenas um colchonete, mas móveis para a casa e um mutirão para reformar o local onde eles viviam”, diz emocionado o bom velhinho.

Em 12 anos, Élio já fez mais de mil eventos em 500 cidades diferentes. Durante o ano, realiza palestras e trabalhos educativos com foco em conscientização ambiental. Por onde passa, estabelece parcerias e busca por ajuda para realizar os sonhos de pessoas que nem conhece.

Ele conta, também, que o pedido mais marcante foi de um menino que quis de presente um sanduíche de mortadela. Uma moradora da cidade se sensibilizou com o pedido e deixou crédito em uma padaria para que o menino pudesse comprar o sanduíche todos os dias. Pouco tempo depois, ficou sabendo que, em vez do sanduíche, o menino pediu no estabelecimento que desse o valor do lanche em pães para que dividisse com os irmãos.

Pois é, vida de Papai Noel não é fácil, mas poder ajudar é, com certeza, gratificante. “O Natal pode ser resumido em solidariedade. É a hora de pensar sobre suas ações, valorizar as instituições familiares, refletir sobre os problemas ambientais e praticar ações para reverter esses problemas. Não é preciso usar roupas vermelhas e ter barba branca e longa para ser Papai Noel. Cada um de nós pode ser Papai Noel, doar aquilo que está sobrando em casa, ajudar o próximo e transformar o lugar onde vivemos em um lugar melhor, por meio das nossas ações, resume Élio, o Papai Noel do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Equilíbrio a favor da vida

Meninas, cuidado com o lobo!

Em cartaz: Shrek para Sempre!