Dinheiro, pra que te quero?


Você já deve ter lido ou ouvido a famosa frase de Oscar Wilde "Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza”. A afirmação do pensador irlandês deixa de ter sentido quando conhecemos um pouco da história de Heidemarie Schwermer, de 69 anos.

Há 15 anos, ela julga o dinheiro supérfluo e vive com 200 euros – o equivalente a R$ 400 – por mês. No documentário Living Without Money ela conta como essa história “maluca” começou. O Gente de Hoje não poderia deixar de fora, afinal, vai que você se inspire.

Após se divorciar, há 22 anos, a professora mudou-se com os filhos para Dortmund*, também na Alemanha. A quantidade de moradores de rua chamou a atenção de Heidemarie que decidiu montar uma loja de trocas, a “Gib und Nimm”, ou “Dar e Receber” em alemão.

No início, o objetivo era fazer com que as pessoas realizassem algum tipo de trabalho em troca de roupas e comida. A ideia deu tão certo que a loja virou fenômeno na cidade, atraindo não apenas moradores de rua. O que nem mesmo a professora sabia é que ela também mudaria de vida.


Alguns anos depois, ela vendeu o apartamento em que morava, deixou o emprego de professora e se tornou mergulhadora vivendo como nômade. 

Desde então, Heidemarie escreveu dois livros sobre a maneira nova como escolheu viver e doou o dinheiro arrecadado com as vendas para instituições de caridade. Se ela se sente feliz? Dá uma olhadinha no vídeo disponível no Youtube (Living Without Money).


*Sobre Dortmund: a cidade já sediou duas Copas do Mundo (1974 e 2006). A cidade é famosa pelo amor da população ao esporte que, desde cedo, pratica algum tipo de atividade física.  Dos 590 mil habitantes, 140 mil são sócios dos 600 clubes esportivos de Dourtmund. 

Postagens mais visitadas deste blog

Equilíbrio a favor da vida

Meninas, cuidado com o lobo!

O planeta pede socorro