Pérolas...

Muita calma pois não estou plagiando a matéria da Super Interessante. Apenas vi essa publicação e achei tão bacana que decidi trazer para o Hoje.

Outro dia, ouvi uma pérola absurda de um entrevistado: “evoluímos tanto em medicina e ainda não conseguimos reduzir o tempo da maternidade”. Sobre isso, sem comentários. Porém, uma temos de concordar: foram muitas, as evoluções em ciência e tecnologia. Abaixo, algumas frases de personalidades, ditas anos ou séculos atrás.


“Pessoas bem informadas sabem que é impossível transmitir a voz através de fios e que, se fosse possível fazer isto, esta coisa não teria valor prático algum” – editorial do Boston Post, em 1865.

“Raio-X é uma fraude” – Lord Kelvin, físico britânico, em1900.

“Estas supostas teorias de Einstein são meros delírios de uma mente poluída pelo nonsense liberal-democrático que são totalmente inaceitáveis para os homens alemães da Ciência” – Walter Gross, médico nazista, em 1940.

“Perfurar para pegar petróleo? Você quer dizer perfurar o solo para tentar procurar petróleo? Você está louco!” – homens que se recusaram a trabalhar para o petroleiro Edwin L. Drake em 1859.

“A teoria dos germes criada pelo Louis Pasteur é uma ficção ridícula” – Pierre Pachet, professor de Psicologia de Toulouse, em 1872 (para nossa sorte, Pasteur provou que a fermentação é causada por microorganismos).

“Não existe razão nenhuma para alguém querer ter um computador dentro de casa” – Ken Olson, empresário, em 1977.

“Colocar um homem em um foguete e projetá-lo até o campo gravitacional da Lua – talvez pisar lá – e voltar à Terra: tudo isto constitui um sonho maluco digno de Júlio Verne. (…) Este tipo de viagem feita pelo homem nunca vai acontecer, independentemente de todos os avanços no futuro” – Lee DeForest, físico, em 1957.

“Como você vai fazer um barco navegar contra o vento e contra a corrente só acendendo uma fogueira embaixo do deck?” – Napoleão Bonaparte, sobre o barco a vapor do engenheiro americano Robert Fulton, em 1803.

“A televisão não vai ser capaz de se manter em nenhum mercado depois dos primeiros seis meses. As pessoas vão se cansar logo de ficar encarando uma caixa de madeira compensada todas as noites” – Darryl Zanuck, produtor de cinema da Fox, em 1946.

“O cinema é só um pouco mais que uma moda passageira. É drama enlatado. O que a audiência realmente quer é ver carne e sangue no palco” – Charlie Chaplin, feita em 1916.

Postagens mais visitadas deste blog

Equilíbrio a favor da vida

Meninas, cuidado com o lobo!

Em cartaz: Shrek para Sempre!