Paixão é coisa séria. Resistir por quê?

Não, nunca mais, de jeito nenhum. Duvido que alguém não tenha dito isso por um caso mal resolvido e depois tenha voltado atrás. Engana-se quem considera “boba” uma pessoa que age dessa forma, afinal para tudo existe uma explicação.

E ela está na biologia. Sim, a ciência é a grande responsável pelos relacionamentos amorosos e pelo segredo da paixão que, segundo Dráuzio Varella, está no olfato. “No nariz, os nervos olfativos fazem mais do que reconhecer os cheiros dos ambientes. Sem perceber, eles também detectam e analisam as características de uma substância química liberada junto com o suor das pessoas que nos cercam: os feromônios, que carregam informações detalhadas sobre nossa genética, saúde e capacidade de resistir a doenças”.

Essa história de olfato é séria. Há alguns anos, tive um namorado e eu sabia quando ele estava chegando porque sentia o cheiro dele no ar. Era muito estranho – até eu me assustava por sentir aquilo, mas antes que ele fosse visto, eu sentia sua presença. As pessoas devem ter pensado que eu fosse medium porque avisava: “o fulano está chegando”. E ele chegava.

Voltando à biologia, ao avistar a paquera o apaixonado libera adrenalina, o que faz com que o coração bata desesperadamente. Quando a relação atinge um estágio mais seguro, o hormônio muda e passa a ser liberada a dopamina, proporcionando uma intensa sensação de bem estar e dependência. Na hora do sexo, entra em ação a ocitocina, reforçando a ligação entre os amantes. Enfim, paixão é química, não se pode culpar ninguém por querer ou não querer ficar com alguém. Se esses hormônios não forem estimulados não tem paixão. Mas, do contrário ninguém segura!

Por isso, se você tem sentido o coração bater mais forte ultimamente e quer ficar cada vez mais perto de alguém aproveite, ainda mais porque amanhã é Dia dos Namorados.

Postagens mais visitadas deste blog

Equilíbrio a favor da vida

Meninas, cuidado com o lobo!

O planeta pede socorro